Go to Top
studiolaser@studiolaser.com.br
14 3401-6060

Cilindro Anilox

cilindro Anilox

Os cilindros anilox são fundamentais para o processo de impressão em flexografia, são os responsáveis pela transferência da tinta para a superfície do clichê e por sua vez para o substrato a ser impresso, portanto a vida útil do anilox deve ser avaliado periodicamente para que não haja o comprometimento do impresso final.

O desgaste do cilindro está relacionado a algumas condições de utilização e conservação que provocam alterações na qualidade da impressão. Um desgaste tolerável é de até 10% da sua capacidade volumétrica (ex. um anilox com 3,2BMC poderia ter um desgaste sem interferir no resultado de impressão ficando com 2,88BCM), abaixo desse volume começa a ter inferência no resultado do impresso.

Para aumentar o tempo de vida útil do cilindro é recomendado:

– Proteção contra batidas e impactos durante a operação ou quando fora da impressora;
– Limpeza da tinta sempre após a utilização, com solventes ou produtos específicos;
– Na parada da impressora não deixar o cilindro anilox em contato com o sistema de raclagem, pois o mesmo pode marcar o anilox.

Fatores que podem comprometer a capacidade de transferência do cilindro anilox:

– Falta de limpeza;
– Lâmina raspadora com excesso de pressão;
– Utilização da lâmina raspadora além do rebaixo determinado pelo fornecedor;

Conclusão:

Os cuidados com a manutenção do cilindro anilox permitirá uma operação tranquila para o impressor, e uma garantia da qualidade do produto a ser impresso sempre com a mesma qualidade de impressão.

Relação clichê X anilox:

Ainda é muito comum o convertedor ter a dúvida para identificar qual a lineatura a ser utilizada na confecção do clichê, devido à grande demanda de tecnologia para gravação de clichê e também do anilox, um cálculo muito rápido e fácil é fazer a relação de 7X1, ou seja 7 pontos do anilox para 1 ponto do clichê.

Exemplo:
Para um cilindro anilox de 300linhas por centímetro, pode-se utilizar um clichê de até 42 linhas. (obs. Levando em consideração o menor ponto impresso 1%).

Quer saber mais? Consulte a Studiolaser.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *